A enucleação da Próstata a Laser (EPL) é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo consolidado pelas Sociedades Européia e Americana de Urologia como padrão para o tratamento da Hiperplasia Prostática Benigna (HPB). A EPL pode ser realizada com vários tipos de laser, sendo hoje os mais comuns o Holmium (HoLEP) e o Thulium Fiber (ThuFLEP).
A HPB é causada pelo crescimento da porção mais central da próstata, chamada zona de transição. Devido ao íntimo contato dessa zona com a uretra, seu crescimento pode determinar obstrução do fluxo de urina. O tratamento cirúrgico dessa doença tem o objetivo de retirar o máximo possível dessa porção causadora da obstrução com a maior segurança possível.
A EPL é utilizada para descolar o plano anatômico entre a porção doente (zona de transição) e a porção saudável (zona periférica), permitindo que seja removida grande parte da porção doente, o que não acontece na ressecção tradicional (RTU), permitindo maior durabilidade do tratamento. Essa técnica pode ser utilizada para o tratamendo de próstatas de qualquer tamanho sem a necessidade de cortes no abdome ou abertura da bexiga, reduzindo o risco de complicações abdominais ou de feridas cirúrgicas, resultando em recuperação mais rápida e mais segurança.
Até o surgimento da EPL, o tratamento de próstatas de tamanho maior (>80g) poderia envolver tratamentos cirúrgicos mais invasivos, que envolvem incisões na barriga e abertura da bexiga, aumentando os riscos pós operatórios, inclusive maior sangramento com necessidade de transfusão sanguínea. A Enucleação de Próstata a Laser permite que mesmo pacientes mais idosos, com mais comorbidades e até em uso de anticoagulantes possam ser operados com maior segurança do que técnicas convencionais.
Além disso, devido ao fato do laser realizar uma hemostasia eficaz (coagulação de vasos sanguíneos) ao mesmo tempo que separa o adenoma (porção doente) da zona periférica (saudável), ele permite que o procedimento resulte em menores índices de transfusão ou de sangramento se comparados às demais técnicas disponíveis, sejam elas RTU de próstata ou a prostatectomia laparoscópica, robótica ou aberta.
Os estudos mais recentes mostram que a EPL possui menor tempo de uso de sonda vesical, menor tempo de internação, menor queda de hemoglobina e um PSA aos 12 meses significativamente menor do que os pacientes submetidos à RTU, isso se torna especialmente vantajoso em pacientes mais idosos, permitindo que a recuperação pós operatória seja mais rápida em pacientes mais frágeis ou com comorbidades.
Após a enucleação do tecido prostático doente, é realizada a remoção da próstata atraves de um aparelho chamado morcelador, a próstata retirada é enviada para a análise histopatológica, esse é outro diferencial da técnica.
A Enucleação a Laser (EPL) é um procedimento cirúrgico avançado para tratar a Hiperplasia Prostática Benigna (HPB). Utilizando laser, ela remove eficazmente a parte obstrutiva da próstata, reduzindo a obstrução urinária e minimizando sangramentos e complicações. A EPL promove uma recuperação mais rápida e melhora significativa na qualidade de vida, uma vez que promove uma desobstrução da via urinária.
Dr. Lucas Takikawa é proctor (instrutor) em Enucleação de Próstata a Laser, com experiência de centenas de cirurgias em todo o Brasil, é um dos expoentes nessa técnica, realizando também o treinamento de outros urologistas interessados em aprender essa técnica.
Sua saúde em boas mãos!
Número de registro: CRM SP 184502 – RQE Nº: 111467 Urologia – RQE Nº: 111466 Cirurgia Geral
Todos os direitos reservados © 2024